Usuário

Professores tendem a baixar notas de mulheres em matemática, mostra estudo

matematica alunos


 

Um novo estudo demonstra que professores do ensino fundamental tendem a desestimular estudantes do sexo feminino, sem se darem conta, nos estudos de matmática.

Na pesquisa da Universidade de Tel Aviv os professores da sexta série (11 anos de idade) deram notas mais baixas às garotas, em média, em relação aos garotos. Mas quando as mesmas provas foram avaliadas de forma anônima por outros professores, de modo que não soubessem o sexo dos estudantes, as meninas tiveram notas superiores às dos meninos.

O mesmo efeito não foi observado em nenhuma outra matéria.

Os professores estão, ao que tudo indica, subestimando as habilidades das meninas na disciplina e rebaixando suas notas como resultado.

Um dos autores do estudo, Dr. Edith Sand, afirma que este viés inconsciente pode ter consequências profundas no desenvolvimento futuro dos alunos:

"Não é uma questão de preconceito, mas de uma desvalorização inconsciente.

Esta desvalorização, entretanto, tem implicações.

A procura por áreas como computação e engenharia, que têm os maiores salários, passa a ser desestimulada às meninas logo no ensino básico"

O estudo monitorou os estudantes até o término do colegial, para avaliar os desdobramentos.

Dr. Sand relata:

"Quando os mesmos estudantes atingiram o colegial, examinamos suas performances nos exames de admissão.

Os garotos, que haviam sido estimulados quando eram mais jovens, se saíram significativamente melhor em relação a suas contrapartes femininas, apesar de as últimas, objetivamente, terem obtido resultados superiores anteriormente."

Mais tarde as meninas foram também significativamente menos propensas a participar de grupos de estudos de matemática.

Dr Sand conclui:

"Se os professores tomassem consciência deste viés, isto poderia levar a uma redução da disparidade de gênero na vida profissional adulta, especialmente em ciências e matemática.

Está clara a importância que existe em encorajar tanto as meninas como os rapazes em todas as disciplinas.

Os professores exercem um papel fundamental no aumento ou na diminuição do grau de auto-estima de seus alunos, o que tem sérias implicações no futuro dos mesmos".

 

O estudo foi publicado pela National Bureau of Economic Research.

 

Jeremy Dean
Psy Blog

Tradução e adaptação: Eduardo Hegenberg para o PsiBr