Usuário

Evento: Ficções e fantasias no divã. Docentes: Diana Lichtenstein Corso e Mário Corso

programa
Ficções são espelho e musa do seu tempo. Ficções, que são as fantasias compartilhadas pelos contemporâneos, assim como as que perduram por várias gerações, por vezes séculos, dizem mais de nós do que as histórias oficiais. É a elas que pretendemos interrogar quando nos ocupamos de ficções para tentar entender nossos pacientes, a nós mesmos e aos outros. O que as histórias que contamos, assistimos, lemos e citamos dizem de nós?
Estudamos aquelas histórias que se popularizaram, que viraram as metáforas que permeiam a tantos. Em nosso trabalho, entendemos a ficção como fantasias que se tornam uma espécie de sonhos coletivos. São tramas que formatam, que marcaram infâncias, ilustraram adolescências, ensinaram adultos a amar, a ser femininos e masculinos. Em suma, trabalhamos o uso das narrativas na subjetivação de crianças, adolescentes e, por que não, dos seus adultos.
Na pesquisa sobre contos de fadas e suas versões contemporâneas, indagamo-nos qual seria a eficácia simbólica das histórias infantis na constituição do sujeito. Qual a contribuição da ficção para a saúde mental, no sentido de ajudar a dar contornos narrativos às nossas próprias fantasias? Fizemos o mesmo relativo à adolescência, que representou e inspirou sucessivas gerações, principalmente via o cinema.
Enfim, interrogar as fantasias é dialogar com desejos e a história das várias formas de crescer, assumir uma identidade de gênero, valores éticos, é uma viagem no tempo e na cultura ocidental. Por último, perguntar tanto das fantasias significa confiar em sua eloquência… Poderia a riqueza narrativa proteger-nos das neuroses?

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 
Site: https://centropsicanalise.com.br/course/evento-ficcoes-e-fantasias-no-diva-2019/
Telefone: (11) 3864-2330 
Endereço: Rua Almirante Pereira Guimarães, 378 - Pacaembu/SP

DIVULGAÇÃO GRATUITA