Usuário

Seminário Teórico: Impasses da transferência e a posição do psicanalista perante as novas tecnologias de fabricação da “verdade”

programa
1. Como funcionam os três registros (RSI) no sujeito contemporâneo e suas consequências para a formação do sinthoma
2. Esquema da evolução do conceito de transferência na teoria psicanalítica e sua determinação da posição do psicanalista. O sujeito suposto saber hoje.
3. Novas interfaces entre Psicanálise e Medicina e entre Psicanálise e Psicologia. A construção de tecnologias de decapitação do sujeito e sua redução à mecânica do organismo ou bem sua resignificação no campo do sujeito, a palavra e o discurso.
4. A decadência do modelo industrial na escola contemporânea e a fabricação de uma psicopatologia Ad hoc: classificar, segregar, educar para não ser sujeito. O que há de “sujeito do inconsciente” nas inovadoras experiências escolares no sistema educacional da Finlândia?
5. Quais são os momentos, métodos e formas de intervenção do psicanalista perante um discurso que estabelece seu poder mediante a fragmentação das redes discursivas, atacando os enlaces entre o real, o simbólico e o imaginário, opondo o sujeito contra seu próprio inconsciente. O tempo lógico. Advertir o sujeito antes dele ser capturado na rede classificatória exige uma mudança de paradigma no saber psicanalítico: [conhecer antes – saber depois]. A partir disso, é possível uma intervenção psicanalítica no campo da prevenção em saúde mental? É possível a detecção precoce do risco psíquico (sabendo antecipadamente que seria necessária)?
6. Ciência, religião, fundamentalismo, adicções, neoliberalismo, corporativismo: a função do psicanalista nos desconcertos da verdade.

Informações e inscrições

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 
Site: https://centropsicanalise.com.br/course/seminario-teorico-impasses-da-transferencia-e-a-posicao-do-psicanalista-perante-as-novas-tecnologias-de-fabricacao-da-verdade-2019/
Telefone: (11) 3864-2330 
Endereço: Rua Almirante Pereira Guimarães, 378 - Pacaembu/SP

DIVULGAÇÃO GRATUITA