Usuário

CEP: Filmes da Psicanálise – São Paulo, Sociedade Anônima

O dispositivo Filmes da Psicanálise é proposto como oportunidade para o exercício dos pensamentos propiciados pelas lógicas psicanalítica e do da sétima arte. Este ano serão apresentados quatro filmes sobre jovens em São Paulo; em cada um destes, contamos não só com a participação do público mas também com a de psicanalistas convidados, que apresentarão uma proposta de leitura e comentários da obra. 

Exibição e comentário do filme - São Paulo, Sociedade Anônima

sexta-feira |dia 02/03 

horário |18h às 21h

 

Direção: Luís Sérgio Person
Título original: São Paulo, Sociedade Anônima
País de origem: Brasil
Gênero: Drama
Duração: 111 minutos
Ano: 1965

sinopse
A história acontece no momento da euforia desenvolvimentista provocada pela instalação de indústrias automobilísticas estrangeiras no Brasil, no final dos anos 50. Conta a história de Carlos, um jovem da classe média paulistana que ingressa numa grande empresa. Logo depois, aceita um cargo numa fábrica de auto-peças, onde se torna gerente. Seu patrão sonega impostos e tem várias amantes. A certa altura, ele é um chefe de família que trabalha muito, ganha bem, mas vive insatisfeito. Sem um projeto de vida ou perspectivas para mudar a condição que rejeita, só lhe resta fugir.
Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

comentários:  Luiz Fábio Antonioli

 

Informações e inscrições*

11 3864 2330 | 11 3865 0017

*inscrições antecipadas

DIVULGAÇÃO GRATUITA