Usuário

CEP: Seminário de Curta Duração – A importância de André Green para a Psicanálise contemporânea

André Green teve importância fundamental para o desenvolvimento da Psicanálise contemporânea. Sua participação foi decisiva nas mudanças teóricas, clínicas e institucionais sofridas pela Psicanálise nos últimos cinquenta anos. Neste seminário pretendo destacar dois aspectos em que isso se verifica de forma contundente: o papel de Green na transformação do cenário psicanalítico, de uma organização em torno das grandes escolas pós-freudianas para uma Psicanálise "pós-escolas", e suas inúmeras contribuições para a teoria e a técnica da prática clínica no tratamento dos chamados casos “não neuróticos”.

Nos anos 1980, Green indicou que a grande novidade da Psicanálise nas últimas décadas do século XX era Freud; uma nova leitura se instalava apoiada em estratégias de interpretação formuladas nas diferentes tradições filosóficas e hermenêuticas do século XX. Ele articulou de forma original a tradição psicanalítica, principalmente representada por sua revalorização da metapsicologia freudiana, com inovações pós-freudianas, como as obras de Winnicott, Bion e Lacan.

A obra de Green também se destaca por conceitos originais e inovadores que serão considerados individualmente. Seu alto nível de abstração metapsicológica e um modo muito particular de conceber a clínica tornaram Green, possivelmente, o mais importante psicanalista da virada do século XX. Suas obras revelam movimentos em direção à construção de uma visão pluralista da Psicanálise, em que o atravessamento dos dogmas é a tônica.

PROGRAMA
1.
Surgimento da Psicanálise contemporânea: nova era das “pós-escolas”. Articulação entre a dimensão pulsional/representacional/intrapsíquica e a dimensão relacional/objetal/intersubjetiva.
A “Terceiridade” no pensamento clínico.

2. O conceito “fronteiriço” e suas implicações na técnica da prática clínica. A clínica dos casos “não neuróticos”. O tratamento do paciente borderline.

3. Conceitos originais a serem abordados:

  • Narcisismo de vida/ Narcisismo de morte
  • O trabalho do negativo e pulsão de morte
  • A mãe morta
  • Ausência presente/ Presença ausente
  • O duplo limite
  • Estrutura enquadrante e transferência

DIVULGAÇÃO GRATUITA